O Centro Universitário São
Camilo e a União Camiliana apresentaram 10 projetos na 13ª edição do Sinepe em
Ação, que vão desde a utilização de resíduos de rochas ornamentais, centros de
reabilitação, descarte de medicamentos, entre outros. Confira abaixo:
Resíduos do
beneficiamento de rochas ornamentais utilizados para fabricação de vidro
O projeto vem sendo
desenvolvido pelo grupo de pesquisa em impactos ambientais e desenvolvimento
sustentável do Centro Universitário São Camilo. O grupo é composto por quatro professores,
três técnicos e oito alunos. O projeto iniciou em janeiro de 2017. O principal
objetivo é promover a utilização do resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais
como matéria-prima para a fabricação de vidros, assim reduzir um impacto
ambiental considerável, causado pelo volume de resíduos que são depositados nos
aterros ou centrais de tratamento e beneficiamento deste tipo de resíduo e
ainda proporcionar o desenvolvimento econômico do Estado pela possibilidade de
implantar uma fábrica de produção de vidros com a utilização de 100% do
resíduo.
Fazendinha
O projeto consiste na utilização
de um fragmento florestal em processo avançado de recuperação para a sensibilização
dos alunos do Centro Educacional São Camilo e para o desenvolvimento de estudos
científicos para os graduandos do Centro Universitário São Camilo, bem como
para consolidar o processo de ensino e aprendizagem, pois a fazendinha possibilita
a vivência prática do que está sendo discutido teoricamente em sala de aula. O
principal objetivo da Fazendinha é a sensibilização e conscientização dos
discentes de ensino fundamental, médio e superior da instituição quanto a
importância dos recursos naturais e da fauna para sua manutenção, de forma que
seja possível garantir o futuro das gerações vindouras.
Quitosana de resíduos de
crustáceos como mecanismo de despoluição
O projeto visa obter e
utilizar a quitosana - um biopolímero com grande importância na redução dos
impactos ambientais causados pela deposição incorreta de resíduos sólidos, de
óleos no ambiente e para o tratamento de água, além de distintos usos nas
indústrias
farmacêuticas, alimentícias
e na medicina. Isso tudo de forma sustentável, para preservar, proteger, manter
e recuperar as características ambientais e ecológicas do ambiente em que
vivemos e melhorar a qualidade de vida da população Espírito Santense.
Ainda a proposta tem como
objetivo utilizar a quitosana obtida da
reciclagem dos resíduos do
processamento da carcaça do camarão como subsídio para despoluir corpos
hídricos poluídos com óleos ou material orgânico e otimizar a renda dos
pescadores pela obtenção e comercialização do biopolímero, que é bem rentável.
O projeto foi implantado com a parceria da comunidade pesqueira de
Piúma-ES e com os alunos do terceiro
ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora
Hosana Salles de Cachoeiro de Itapemirim e os discentes dos cursos de Engenharia
Ambiental, Ciências Biológicas e Engenharia Civil, Além dos docentes do Centro
Universitário São Camilo.
Tabor Universitário:
Mecanismo de inclusão social, de restauração da autonomia, da fé e do
protagonismo discente
O programa Tabor
Universitário foi idealizado como forma de inclusão social e de integração
didático-pedagógica, assistencialista e de expressão prática da solidariedade,
da cultura, da educação por meio dos valores Camilianos de forma transdisciplinar
e pela fé.
O objetivo desse programa
tem sido desenvolver uma cultura transdisciplinar e multicultural, ancorada nos
parâmetros estabelecidos na BNCC, nos participantes como forma de promover uma
educação mais completa pela preparação dos discentes e colaboradores para a
adversidade do ambiente de trabalho e para as distintas facetas da sociedade.
Clínica de psicologia São
Camilo: Reconstruindo vidas
Além de proporcionar o
suporte à formação acadêmica do psicólogo, a Clínica de Psicologia do Centro
Universitário São Camilo-ES vêm realizando, gratuitamente, desde a sua
inauguração em março de 2010, atividades tais como: avaliação psicológica,
atendimentos individuais ou grupais a crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como atendimento
especializado para pessoas com necessidades educativas especiais. São
realizados em média 2 mil atendimentos por ano.
Além de ser instrumento
privilegiado para a consecução do Projeto Pedagógico do curso, a Clínica de
Psicologia tem como objetivo disponibilizar à comunidade sul capixaba o acesso
a um serviço de atendimento psicológico de qualidade e confiabilidade.
Centro de Reabilitação
São Camilo
Fundado em agosto de 2007, o
Centro de Reabilitação São Camilo-ES, além de favorecer a integração de seus
pacientes à vida familiar e comunitária, através da intervenção discente sob orientação
docente, dos cursos de Fisioterapia e Nutrição ofertados pela IES, ainda atua
promovendo a retomada da valorização do ser humano mediante a promoção
do seu bem-estar, pela utilização de instrumentos, técnicas e serviços que
orientem a melhoria de sua qualidade de vida. Também atua na lapidação das
atividades e habilidades (pessoais, intelectuais e motoras) dos pacientes
atendidos, que já ultrapassaram a casa dos 55 mil atendimentos.
Práticas Pedagógicas e o
Protagonismo Discente
A educação exige hoje
profissionais com fazer pedagógico voltado para a realidade do aluno buscando o
seu desenvolvimento pleno, além de todo um trabalho contextualizado, integrado
e de forma interdisciplinar para que haja diálogo entre as disciplinas. Daí a
importância de estudos e discussões dos fazeres docentes
contemplando a tríade
ensino, pesquisa e extensão.
O projeto visa formar
professores mediadores, fazendo com que estes não tenham apenas um cabedal de
conhecimento histórico e linguístico, mas uma formação didático-pedagógica
aplicada a um novo ensino de História e Inglês, que possa atender aos novos
desafios e às novas demandas da sala de aula do século XXI; elaborar jogos
pedagógicos e variados produtos “em muitas mãos”; desenvolver uma prática
educativa pautada no processo de ensino/aprendizagem de conteúdo específico de
História, de Inglês ou de outras áreas do conhecimento; elaborar e aplicar uma
intervenção pedagógica que promovesse nos discentes uma preocupação em
conhecer-se e valorizar-se, e assim, valorizar e respeitar o grupo com que
convivia no ambiente escolar e na sua comunidade.
Gestão em Saúde: Promoção
e Prevenção em Saúde através de práticas corporais no ambiente escolar e
espaços de saúde
O projeto visa fortalecer o
conhecimento dos discentes e prepará-los para atuação coerente e responsável no
âmbito escolar e espaços de saúde, além de colaborar para o desenvolvimento das
ações educacionais com ênfase na prevenção da obesidade em jovens e adultos. A
proposta do projeto é verificar as possibilidades
de auxílio na melhoria de
desempenho e prevenção da obesidade no ambiente escolar e comunidade e também
oportunizar a vivência dos acadêmicos, evitando o ”choque de realidade”
pós-formação. O projeto de Gestão em Saúde do curso de Educação Física visa
contribuir para a melhoria do aprendizado do ensino superior
com a inserção dos
graduandos no ambiente da cultura escolar e a inserção da comunidade escolar no
ambiente acadêmico.
Via Sacra Poética
Vivência de Humanização em Espaços Acadêmicos
O projeto é uma atividade
pedagógica desenvolvida pelo Curso de Letras do Centro Universitário São
Camilo, com participação de discentes de outros cursos de Licenciatura e se
caracteriza por um evento cultural e pedagógico, no qual há uma montagem de
textos literários (músicas, poesias, contos, crônicas) e textos não literários,
os quais se traduzem em uma atividade única em que há declamação, música e
dança em torno de um determinado tema. O objetivo do projeto é propiciar a
reflexão sobre questões pertinentes à vida social, relacionando-os aos valores cristãos
Descarte Adequado de
Medicamentos
O projeto possui a
finalidade de reunir diversas informações sobre a atual situação de Cachoeiro
de Itapemirim, Espírito Santo, no que se refere ao descarte de medicamentos,
bem como promover ações de capacitação à comunidade em geral acerca dos
impactos ocasionados ao ecossistema através do descarte inadequado de
medicamentos.