• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


De gastronomia social a robótica: UVV apresenta 10 projetos no Sinepe em Ação

Publicado em 01/11/2019

A Universidade de Vila Velha (UVV) apresentou 10 projetos na 13ª edição do Sinepe em Ação, que vão desde capacitação de professores para aulas de robóticas, gastronomia social, atendimento de crianças com Síndrome de Down com animais, dentre outros. Confira.

 

CapixaBots - Robótica nas Escolas

O projeto visa disseminar a robótica nas escolas da rede pública do Espírito Santo por meio da capacitação dos professores. Para auxiliar os professores e validar os resultados, são feitas visitas nas escolas com o projeto de robótica com o objetivo de melhorar as experiências de aprendizagem.

 

Gastrolar: Gastronomia Social da UVV

Trata-se de um projeto de extensão que envolve os alunos do último período de gastronomia da universidade e tem como objetivo social capacitar pessoas de baixa renda, que tenham afinidade com a área e precisam de uma oportunidade para sair da situação de restrição financeira em que se encontram. O curso é programado para capacitar os seus beneficiários com as bases da cozinha. As aulas são distribuídas em quatro módulos: cozinha fria e boas normas de manipulação e higiene; cozinha quente; confeitaria e panificação.


Programa de Educação Ambiental-Redes de Cidadania-RdC

O Redes de Cidadania-RdC é uma proposta para o planejamento, implantação, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de um projeto de intervenção com 18 comunidades pesqueiras artesanais marítimas residentes no litoral centro-norte do Espírito Santo, inseridas na área de influência dos empreendimentos de exploração marítima da Petrobras. O projeto é fruto de um convênio entre a UVV-ES e a Petrobras, tendo por objetivo capacitar pescadores artesanais, marisqueiras e seus familiares para o exercício da cidadania, mobilizando e organizando a comunidade pesqueira direta ou indiretamente envolvida na cadeia de produção, de forma a se fortalecerem as ações de capacitação, pesquisa e intervenção vinculadas aos eixos de Economia Solidária e Geração de Trabalho e Renda-GTR, Licenciamento Ambiental e Letramento Digital.

 

Adote uma casa

O projeto, do Núcleo de Estudos e Práticas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Produto (NEP-UVV) objetiva oferecer assistência técnica gratuita á famílias residentes em áreas de interesse social, através de melhorias habitacionais.

 

Animais Terapeutas – Terapia Assistida por Animais em crianças com Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down)

O projeto atende crianças com Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down) por uma equipe multidisciplinar e animais co-terapeutas. Uma vez por semana as crianças, que têm idades entre 01 e 06 anos participam de sessões de 30 minutos, previamente programadas, de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia, com os profissionais do projeto e sempre na presença de um a três animais terapeutas, que atuam como facilitadores das atividades propostas. Ao todo são atendidas 15 crianças, das quais 80% são carentes sendo esta a única opção de terapia viável para a família.

 

Polo Aquático na Rede de Municipal de Vila Velha: Escola Vila Olímpica

O projeto nasceu em 2017 em uma parceria com o poder púbico municipal, que disponibilizou horários para a utilização de uma das piscinas da rede de ensino de Vila Velha. Atualmente são atendidos 110 alunos entre meninos e meninas, matriculados no segundo segmento do ensino fundamental. O objetivo do projeto é contribuir com a redução dos indicadores de evasão e retenção escolar; potencializar modos de vida - higienização, respeito, solidariedade, lealdade e competição, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares dos praticantes e promover a visibilidade da universidade.

 

TCC Interdisciplinar: Fisioterapia e Design no projeto “Camino” – Protótipo 1.0

O projeto Camino surgiu da necessidade - e oportunidade - de elaborar um TCC de forma interdisciplinar, agregando conhecimentos das áreas de  fisioterapia e de design de produto a fim de oferecer aos alunos um olhar mais amplo sobre as formas de atrelar os ensinamentos teóricos e práticos a favor do bem estar de um paciente e, desta forma, melhorar a qualidade de vida do mesmo.

 

Surdos, Cegos e Cadeirantes na Cena: Diversão do Teatro Capixaba

O CENA DIVERSA aposta na inclusão de deficientes visuais, auditivos e físicos na cadeia de produção de bens simbólicos e saberes a respeito da arte, cultura e sociedade. O projeto objetiva a constituir oficinas de montagem teatral e realizar três montagens, uma com cada grupo para apresentação pública seguida de debates a respeito da arte e inclusão, além de um e-book com relatos da experiência e textos científicos sobre o assunto para distribuição gratuita.

 

Núcleo de Acessibilidade da Universidade Vila Velha

O trabalho do Núcleo de Acessibilidade (NACE) da Universidade Vila Velha no Espírito Santo iniciou suas atividades em abril de 2017, executando ações que envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, contribuindo para a permanência e finalização da graduação e pós-graduação.

 

Projeto Reciclando Vidas UVV – Oficina Psicossocial com Associados da Revive

O projeto propõe-se a organizar e realizar oficinas vivenciais, como oportunidade de trabalhar emoções, sentimentos e reflexões, ressignificando e fortalecendo as relações entre os associados, também com impactos positivos em suas demais relações sociais. Pretende-se oportunizar espaços de falas e escutas entre os sujeitos, favorecendo a corresponsabilização e a análise de implicação na produção de subjetividade que atravessa nossa produção como sujeitos sociais.

De gastronomia social a robótica: UVV apresenta 10 projetos no Sinepe em Ação

Compartilhe:

 

 

Visitas: 858



Onde Estamos