• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


Dez projetos são apresentados pelo Centro Universitário São Camilo

Publicado em 31/10/2019

O Centro Universitário São Camilo e a União Camiliana apresentaram 10 projetos na 13ª edição do Sinepe em Ação, que vão desde a utilização de resíduos de rochas ornamentais, centros de reabilitação, descarte de medicamentos, entre outros. Confira abaixo:

 

Resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais utilizados para fabricação de vidro

O projeto vem sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa em impactos ambientais e desenvolvimento sustentável do Centro Universitário São Camilo. O grupo é composto por quatro professores, três técnicos e oito alunos. O projeto iniciou em janeiro de 2017. O principal objetivo é promover a utilização do resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais como matéria-prima para a fabricação de vidros, assim reduzir um impacto ambiental considerável, causado pelo volume de resíduos que são depositados nos aterros ou centrais de tratamento e beneficiamento deste tipo de resíduo e ainda proporcionar o desenvolvimento econômico do Estado pela possibilidade de implantar uma fábrica de produção de vidros com a utilização de 100% do resíduo.

 

Fazendinha

O projeto consiste na utilização de um fragmento florestal em processo avançado de recuperação para a sensibilização dos alunos do Centro Educacional São Camilo e para o desenvolvimento de estudos científicos para os graduandos do Centro Universitário São Camilo, bem como para consolidar o processo de ensino e aprendizagem, pois a fazendinha possibilita a vivência prática do que está sendo discutido teoricamente em sala de aula. O principal objetivo da Fazendinha é a sensibilização e conscientização dos discentes de ensino fundamental, médio e superior da instituição quanto a importância dos recursos naturais e da fauna para sua manutenção, de forma que seja possível garantir o futuro das gerações vindouras.

 

Quitosana de resíduos de crustáceos como mecanismo de despoluição

O projeto visa obter e utilizar a quitosana - um biopolímero com grande importância na redução dos impactos ambientais causados pela deposição incorreta de resíduos sólidos, de óleos no ambiente e para o tratamento de água, além de distintos usos nas indústrias

farmacêuticas, alimentícias e na medicina. Isso tudo de forma sustentável, para preservar, proteger, manter e recuperar as características ambientais e ecológicas do ambiente em que vivemos e melhorar a qualidade de vida da população Espírito Santense.

Ainda a proposta tem como objetivo utilizar a quitosana obtida da

reciclagem dos resíduos do processamento da carcaça do camarão como subsídio para despoluir corpos hídricos poluídos com óleos ou material orgânico e otimizar a renda dos pescadores pela obtenção e comercialização do biopolímero, que é bem rentável. O projeto foi implantado com a parceria da comunidade pesqueira de

Piúma-ES e com os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Hosana Salles de Cachoeiro de Itapemirim e os discentes dos cursos de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e Engenharia Civil, Além dos docentes do Centro Universitário São Camilo.

 

Tabor Universitário: Mecanismo de inclusão social, de restauração da autonomia, da fé e do protagonismo discente

O programa Tabor Universitário foi idealizado como forma de inclusão social e de integração didático-pedagógica, assistencialista e de expressão prática da solidariedade, da cultura, da educação por meio dos valores Camilianos de forma transdisciplinar e pela fé.

O objetivo desse programa tem sido desenvolver uma cultura transdisciplinar e multicultural, ancorada nos parâmetros estabelecidos na BNCC, nos participantes como forma de promover uma educação mais completa pela preparação dos discentes e colaboradores para a adversidade do ambiente de trabalho e para as distintas facetas da sociedade.

 

Clínica de psicologia São Camilo: Reconstruindo vidas

Além de proporcionar o suporte à formação acadêmica do psicólogo, a Clínica de Psicologia do Centro Universitário São Camilo-ES vêm realizando, gratuitamente, desde a sua inauguração em março de 2010, atividades tais como: avaliação psicológica, atendimentos individuais ou grupais a crianças, adolescentes,  adultos e idosos, bem como atendimento especializado para pessoas com necessidades educativas especiais. São realizados em média 2 mil atendimentos por ano.

Além de ser instrumento privilegiado para a consecução do Projeto Pedagógico do curso, a Clínica de Psicologia tem como objetivo disponibilizar à comunidade sul capixaba o acesso a um serviço de atendimento psicológico de qualidade e confiabilidade.

 

Centro de Reabilitação São Camilo

Fundado em agosto de 2007, o Centro de Reabilitação São Camilo-ES, além de favorecer a integração de seus pacientes à vida familiar e comunitária, através da intervenção discente sob orientação docente, dos cursos de Fisioterapia e Nutrição ofertados pela IES, ainda atua promovendo a retomada da valorização do ser humano mediante a promoção do seu bem-estar, pela utilização de instrumentos, técnicas e serviços que orientem a melhoria de sua qualidade de vida. Também atua na lapidação das atividades e habilidades (pessoais, intelectuais e motoras) dos pacientes atendidos, que já ultrapassaram a casa dos 55 mil atendimentos.

 

Práticas Pedagógicas e o Protagonismo Discente

A educação exige hoje profissionais com fazer pedagógico voltado para a realidade do aluno buscando o seu desenvolvimento pleno, além de todo um trabalho contextualizado, integrado e de forma interdisciplinar para que haja diálogo entre as disciplinas. Daí a importância de estudos e discussões dos fazeres docentes

contemplando a tríade ensino, pesquisa e extensão.

O projeto visa formar professores mediadores, fazendo com que estes não tenham apenas um cabedal de conhecimento histórico e linguístico, mas uma formação didático-pedagógica aplicada a um novo ensino de História e Inglês, que possa atender aos novos desafios e às novas demandas da sala de aula do século XXI; elaborar jogos pedagógicos e variados produtos “em muitas mãos”; desenvolver uma prática educativa pautada no processo de ensino/aprendizagem de conteúdo específico de História, de Inglês ou de outras áreas do conhecimento; elaborar e aplicar uma intervenção pedagógica que promovesse nos discentes uma preocupação em conhecer-se e valorizar-se, e assim, valorizar e respeitar o grupo com que convivia no ambiente escolar e na sua comunidade.

 

Gestão em Saúde: Promoção e Prevenção em Saúde através de práticas corporais no ambiente escolar e espaços de saúde

O projeto visa fortalecer o conhecimento dos discentes e prepará-los para atuação coerente e responsável no âmbito escolar e espaços de saúde, além de colaborar para o desenvolvimento das ações educacionais com ênfase na prevenção da obesidade em jovens e adultos. A proposta do projeto é verificar as possibilidades

de auxílio na melhoria de desempenho e prevenção da obesidade no ambiente escolar e comunidade e também oportunizar a vivência dos acadêmicos, evitando o ”choque de realidade” pós-formação. O projeto de Gestão em Saúde do curso de Educação Física visa contribuir para a melhoria do aprendizado do ensino superior

com a inserção dos graduandos no ambiente da cultura escolar e a inserção da comunidade escolar no ambiente acadêmico.

 

Via Sacra Poética Vivência de Humanização em Espaços Acadêmicos 

O projeto é uma atividade pedagógica desenvolvida pelo Curso de Letras do Centro Universitário São Camilo, com participação de discentes de outros cursos de Licenciatura e se caracteriza por um evento cultural e pedagógico, no qual há uma montagem de textos literários (músicas, poesias, contos, crônicas) e textos não literários, os quais se traduzem em uma atividade única em que há declamação, música e dança em torno de um determinado tema. O objetivo do projeto é propiciar a reflexão sobre questões pertinentes à vida social, relacionando-os aos valores cristãos

 

Descarte Adequado de Medicamentos

O projeto possui a finalidade de reunir diversas informações sobre a atual situação de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, no que se refere ao descarte de medicamentos, bem como promover ações de capacitação à comunidade em geral acerca dos impactos ocasionados ao ecossistema através do descarte inadequado de medicamentos.

Dez projetos são apresentados pelo Centro Universitário São Camilo

Compartilhe:

 

 

Visitas: 881



Onde Estamos