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Projeto de inclusão digital e de envolvimento entre os alunos da Faesa no Sinepe em Ação

Publicado em 31/10/2019

Com projetos desenvolvidos desde 2015, a Faesa Centro Universitário apresentou três importantes programas no Sinepe em Ação 2019, envolvendo o Programa de Inclusão Digital (PID) Redenção, que já beneficiou mais de 750 pessoas; o Grupos de Estudos Monitorados por Alunos (Gema) e o Ética na Computação, que envolve o compartilhamento de conhecimentos e experiências na área de Direito e Computação.


PID Redenção

O Programa de Inclusão Digital (PID) Redenção realizou a 15 edições em diversas comunidades no Espírito Santo. Com mais de 150 alunos ao longo da execução, foram beneficiadas diretamente 754 pessoas com mais de 1.700 horas de treinamentos, aproximando as camadas da sociedade excluídas do universo computacional e da própria sociedade para propiciar os primeiros passos no processo de alfabetização digital.

O projeto foi realizado com os presos do regime fechado, grupo GBTT internos da Penitenciária de Segurança Média de Viana (ES) e teve como objetivo munir esses detentos com conhecimentos suficientes para ampliar sua expectativa profissional e com isso suas chances de poderem ocupar postos de trabalho que se revertam em fonte de renda. Que essa experiência dê condições a tais indivíduos direcionarem suas vidas para algo que possibilitará sua realização e que se transformem em agentes de futuras mudanças para si e fonte de inspiração para outros que vivem em condições semelhantes.


Gema

O Grupos de Estudos Monitorados por Alunos (Gema) iniciou-se em 2015 e vem sendo aplicado a cada semestre, nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciência da Computação, onde as turmas das disciplinas de Matemática Básica, Matemática Aplicada, Estatística Básica, Métodos Quantitativos, Estatística Empresarial, Estatística Aplicada, Cálculo I, Cálculo II, Lógica Matemática e Modelos Lógicos Computacionais foram envolvidas no desenvolvimento do Projeto.

O GEMA foi concebido com o intuito de quebrar o mito de que a ciência exata é de difícil entendimento e de propiciar a construção de conhecimentos de forma colaborativa visando, sobretudo, o protagonismo do aluno no desenvolvimento de competências no campo das exatas. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento intelectual a partir de grupos de trabalho colaborativo, construindo conhecimentos no campo das disciplinas nas quais a metodologia é desenvolvida e estimulando o desenvolvimento das relações interpessoais.


Ética na Computação

O projeto teve por finalidade integrar alunos do curso de Direito com os dos cursos de Computação da Faesa Centro Universitário para compartilhar conhecimentos e experiências sobre aspectos éticos e de direitos digitais, importantes para a carreira profissional do público envolvido, fomentando o protagonismo estudantil no intercâmbio de conhecimento entre pares e desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas as soft skills.

Projeto de inclusão digital e de envolvimento entre os alunos da Faesa no Sinepe em Ação

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