Aperfeiçoamento do aprendizado de matemática, geografia,
história, estímulo na leitura e envolvimento das famílias no processo de
educação dos estudantes. Essas foram as bases dos cinco projetos desenvolvidos
pelo Colégio Passionista, apresentados na 13ª edição do Sinepe em Ação, com os
nomes: Pipa Matemática, Trigonometrando com o Teodolito, “Eu penso, eu
construo”, Jogos Matemáticos e “O passado e o presente juntos no avanço
tecnológico”.
Pipa Matemática
O projeto Pipa Matemática vem intervir na dificuldade dos
alunos na fixação e memorização de fórmulas e interpretação de problemas
matemáticos, tais como área, diâmetro e perímetro; da importância e necessidade
do domínio das operações matemáticas fundamentais, bem como trabalhar de forma
interdisciplinar com artes, história e geografia.
O projeto, de forma lúdica, favorece no aluno o
protagonismo na busca de conhecimento sobre diferentes países com suas
bandeiras e nomenclatura da pipa. A participação das famílias se torna
fundamental na confecção de bandeiras com materiais recicláveis.
Trigonometrando com o Teodolito
O projeto Trigonometrando foi desenvolvido a fim de
demonstrar de forma lúdica e significativa aplicações no cotidiano o cálculo de
trigonometria, onde os alunos constroem um Teodolito. O projeto apresenta dois
momentos: o teórico, com a pesquisa dos alunos sobre a história da
trigonometria e o inventor, e o prático, com a confecção do seu próprio
Teodolito e a medição de altura através das formulas aplicadas.
Ao final, os alunos são desafiados a produzir um vídeo expondo
toda a aplicabilidade do Teodolito e buscar depoimentos da direção sobre a eficácia
do projeto. O objetivo é claro: diminuir a dificuldade no entendimento e
aprendizagem da matemática com a trigonometria; desenvolver a argumentação do
grupo em busca de soluções problemas, dentre outros.
Eu penso, eu construo
O projeto tem como foco a leitura, escrita, interpretação e
estímulo da imaginação criativa, e visa focar no aluno como protagonista de sua
história, do seu desenvolvimento, permitindo assim a valorização de sua
construção e contribuindo no desenvolvimento de toda a turma.
No projeto, o aluno tem acesso a uma mala que contém uma
pasta com folhas de diversas cores, caneta hidrocor, giz de cera, alguns
acessórios, gibi e uma história para estímulo. Todos os materiais de acesso são
como um conto de partida, permitindo o aluno explorar mais recursos e deixar
fluir a imaginação.
Jogos Matemáticos
Os jogos nas aulas de matemática são a possibilidade de
diminuir bloqueios apresentados por muitos dos alunos. Dentro da situação de
jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, os alunos
apresentam um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus
processos de aprendizagem. As aulas, por meio dos jogos, se tornam mais
atrativas.
“O passado e o presente juntos no avanço tecnológico”.
O projeto tem como objetivo cooperar com os componentes
curriculares para melhor aprendizagem da comunidade escolar em parceria com a
família na descoberta de valores que ficaram no passado. Assim trabalha-se o
museu escolar como um instrumento de informação não só sobre o passado, mas
também do presente.
O projeto incentiva a aprendizagem, valoriza a cultura, instiga
os estudantes do Ensino Fundamental a desenvolverem pesquisas na área da
história, constrói um novo espaço de aprendizagem para os participantes do
projeto, criar um espaço de convivência, entre outras.