• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


Colégio Passionista apresenta cinco projetos no Sinepe em Ação

Publicado em 30/10/2019

Aperfeiçoamento do aprendizado de matemática, geografia, história, estímulo na leitura e envolvimento das famílias no processo de educação dos estudantes. Essas foram as bases dos cinco projetos desenvolvidos pelo Colégio Passionista, apresentados na 13ª edição do Sinepe em Ação, com os nomes: Pipa Matemática, Trigonometrando com o Teodolito, “Eu penso, eu construo”, Jogos Matemáticos e “O passado e o presente juntos no avanço tecnológico”.


Pipa Matemática

O projeto Pipa Matemática vem intervir na dificuldade dos alunos na fixação e memorização de fórmulas e interpretação de problemas matemáticos, tais como área, diâmetro e perímetro; da importância e necessidade do domínio das operações matemáticas fundamentais, bem como trabalhar de forma interdisciplinar com artes, história e geografia.


O projeto, de forma lúdica, favorece no aluno o protagonismo na busca de conhecimento sobre diferentes países com suas bandeiras e nomenclatura da pipa. A participação das famílias se torna fundamental na confecção de bandeiras com materiais recicláveis.


Trigonometrando com o Teodolito

O projeto Trigonometrando foi desenvolvido a fim de demonstrar de forma lúdica e significativa aplicações no cotidiano o cálculo de trigonometria, onde os alunos constroem um Teodolito. O projeto apresenta dois momentos: o teórico, com a pesquisa dos alunos sobre a história da trigonometria e o inventor, e o prático, com a confecção do seu próprio Teodolito e a medição de altura através das formulas aplicadas.

Ao final, os alunos são desafiados a produzir um vídeo expondo toda a aplicabilidade do Teodolito e buscar depoimentos da direção sobre a eficácia do projeto. O objetivo é claro: diminuir a dificuldade no entendimento e aprendizagem da matemática com a trigonometria; desenvolver a argumentação do grupo em busca de soluções problemas, dentre outros.

Eu penso, eu construo

O projeto tem como foco a leitura, escrita, interpretação e estímulo da imaginação criativa, e visa focar no aluno como protagonista de sua história, do seu desenvolvimento, permitindo assim a valorização de sua construção e contribuindo no desenvolvimento de toda a turma.

No projeto, o aluno tem acesso a uma mala que contém uma pasta com folhas de diversas cores, caneta hidrocor, giz de cera, alguns acessórios, gibi e uma história para estímulo. Todos os materiais de acesso são como um conto de partida, permitindo o aluno explorar mais recursos e deixar fluir a imaginação.


Jogos Matemáticos

Os jogos nas aulas de matemática são a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos dos alunos. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, os alunos apresentam um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. As aulas, por meio dos jogos, se tornam mais atrativas.


O passado e o presente juntos no avanço tecnológico”.

O projeto tem como objetivo cooperar com os componentes curriculares para melhor aprendizagem da comunidade escolar em parceria com a família na descoberta de valores que ficaram no passado. Assim trabalha-se o museu escolar como um instrumento de informação não só sobre o passado, mas também do presente.

O projeto incentiva a aprendizagem, valoriza a cultura, instiga os estudantes do Ensino Fundamental a desenvolverem pesquisas na área da história, constrói um novo espaço de aprendizagem para os participantes do projeto, criar um espaço de convivência, entre outras.

Colégio Passionista apresenta cinco projetos no Sinepe em Ação

Compartilhe:

 

 

Visitas: 866



Onde Estamos