• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


Alunos das Faculdades Integradas de Aracruz desenvolvem 13 projetos para benefício da comunidade

Publicado em 28/10/2019

Consciência ambiental, desenvolvimento social, auxílio no dia a dia da comunidade e sustentabilidade foram alguns dos pilares que acompanharam os alunos das Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz) através de 13 projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2019. Os projetos foram o Trote solidário; Envelhecimento saudável; Minha chance; Alunos na comunidade indígena; Consciência ambiental; Reforma da Praça Gadioli; Informática básica para alunos da rede pública; Roda de conversa; Sensibilização sobre violência contra mulher; Palestra sobre ações afirmativas; Ações no meio ambiente; Vidazul e Orientações sobre a nova previdência.


Trote solidário

O ano começou com o projeto Trote Solidário, que tem como objetivo maior integrar os alunos dos cursos de graduação com a comunidade de Aracruz e seu entorno. A experiência de doação de material escolar proporcionou a vivência da solidariedade e cidadania, orientação de comportamentos sociais e ainda favoreceu na construção de respeito ao próximo.


Envelhecimento saudável: intervenção de enfermagem para a melhoria da qualidade de vida do idoso

Pensando nos vários desafios relacionados ao envelhecimento, entre eles a chegada da aposentadoria, a perda de entes queridos, as mudanças físicas, a perda de memória e sexualidade e a saúde, os alunos da Faacz desenvolveram um projeto que busca orientar, estimular e promover práticas que favoreçam a autoestima dos idosos participantes.


Minha chance: as intervenções de enfermagem frente ao processo saúde-doença-saúde de vulneráveis sociais no município de Aracruz

Considerando que a educação deve estar vinculada à prática social e diante do estudo das disciplinas de microbiologia e parasitologia no curso de Enfermagem, os alunos começaram a desenvolver ações de intervenção de saúde com a comunidade de Aracruz. O projeto ganhou um espaço físico com o nome “Minha chance” e passou a receber, principalmente, crianças em situação de risco social e emocional, sendo filhos de pais alcoólatras, dependentes químicos, desempregados, considerados excluídos da sociedade e que necessitam de um olhar diferenciado para o resgate de sua autoestima.


Alunos na comunidade indígena de Caieiras Velha

Os alunos de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem visitaram a aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz, para conhecer um pouco da cultura, costumes e hábitos dos povos indígenas. A visita aconteceu durante a comemoração da semana do índio, em abril.


Consciência ambiental: vamos praticar?

Através da distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, o projeto é um meio de sensibilização ambiental para a comunidade. Os alunos abordaram as pessoas que passaram pela ação e realizaram entrevistas com o intuito de verificar o nível de consciência ambiental e as experiências das pessoas com relação aos problemas ambientais em geral, consumo de energia, sustentabilidade e utilização das áreas verdes e parques públicos. Após a entrevista, o aluno entregava a muda e o cidadão fazia o plantio.


Reforça da Praça do Gadioli

Após uma demanda da Prefeitura Municipal de João Neiva, os alunos de Arquitetura  e Urbanismo desenvolveram um projeto de extensão para a reforma e reurbanização da Praça do Gadioli.


Informática básica para alunos da rede pública de ensino

O curso de informática básica surgiu com o objetivo de capacitar alunos de duas escolas de Aracruz e estruturar um cenário de desenvolvimento econômico social e sustentável abrindo novas oportunidades para esses estudantes.


Roda de conversa: inclusão e reflexão sobre deficiência intelectual

Levar os estudantes a compreender as diferenças de forma humanística e respeitosa é o principal objetivo dessa roda de conversa, que reúne alunos adolescentes de uma escola municipal de Aracruz para falar sobre deficiência intelectual. Nas rodas, os estudantes contavam com o apoio dos alunos da Faacz.


Sensibilização sobre violência contra mulher

Os estudantes de pedagogia da Faacz conversaram sobre a violência contra a mulher com a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Aracruz. Além de conhecer de perto a rotina da delegacia, os alunos compartilharam conhecimento com a delegada e ouviram diversos relatos preocupantes sobre a violência contra a mulher no município e no país.


Palestra sobre ações afirmativas na Faacz e comunidade

Os professores e estudantes da Faacz tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo professor Giovani Rossoni, que é formado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em História Afro-brasileira. Na oportunidade, Rossoni falou sobre ações afirmativas e reforçou a importância da educação inclusiva.


Ações no meio ambiente

O projeto nasceu da preocupação com o crescimento da população mundial e o avanço das tecnologias associados à cultura do consumo, que trazem consequência sem precedentes para o meio ambiente. Foram realizadas diversas ações, entre elas o plantio de árvores, conscientização da comunidade sobre preservação, projetos de implantação de práticas sustentáveis e alertas a comunidade sobre utilização responsável dos recursos hídricos.


Vidazul

Estudantes dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Psicologia da Faacz tiveram a oportunidade de participar do II Seminário sobre Autismo, realizado pelo grupo VidAzul – Voluntariado para Inclusão dos Autistas. O encontro teve como tema central o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Orientação sobre a nova previdência

Diante da importância do tema e do quanto ele impacta a sociedade brasileira em um futuro bem próximo, os alunos e docentes da Faacz desenvolveram o projeto para orientar e esclarecer a população sobre o que muda após a Reforma da Previdência, além de ilustrar a base de cálculo para as futuras aposentadorias.

Alunos das Faculdades Integradas de Aracruz desenvolvem 13 projetos para benefício da comunidade

Compartilhe:

 

 

Visitas: 850



Onde Estamos