• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


Confira os vencedores na categoria educação infantil

Publicado em 27/11/2018

Responsabilidade ambiental, sustentabilidade e conscientização a respeito da importância dos bens naturais foram os principais temas abordados pelas instituições da categoria educação infantil, que inscreveram seus projetos no Sinepe em Ação 2018.

Entre as iniciativas, destaque para o primeiro lugar na premiação: o projeto Gota em Gota – Cuidando da água para a toda a vida, criado pelos professores e colaboradores da Idade Criativa Centro Educacional após observarem o aumento das notícias nas mídias locais falando sobre a crise hídrica.

Alessandra Salazar Paganoto, diretora da instituição, conta que a comunidade escolar recebeu a notícia da premiação com muita alegria e gratidão. “O primeiro lugar nos traz confiança do quanto nosso trabalho está no caminho certo e é uma grande motivação para nós. Esse é o momento de agradecer as nossas crianças e suas famílias e aos professores e colaboradores da instituição pelo empenho no projeto”, comemorou.

O projeto, que surgiu com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da água para a vida humana, está sendo executado desde 2016 na escola e já mudou muita coisa por lá. As atividades que antes eram desenvolvidas com água passaram a ser feitas com a menor quantidade possível e com a preocupação de fazer o reuso; as crianças de 3 a 5 anos construíram uma bacia hidrográfica com o apoio de uma geóloga; os alunos do berçário fizeram atividades sensoriais; e as crianças de 2 a 5 anos participaram de uma atividade para identificar os pontos de água na escola.

“Através do projeto passamos a executar alguns movimentos simples no nosso dia a dia, que não são tão grandiosos, mas são muito significativos. É o que sempre costumamos reforçar com o projeto: são ações para a vida toda”, finalizou a diretora Alessandra.


Sustentabilidade: nossa casa, nossa terra

Ainda na categoria educação infantil, o segundo lugar da premiação ficou com o Centro de Educação Infantil Upuerê através do projeto Sustentabilidade: nossa casa, nossa terra. A iniciativa começou em março deste ano e de lá para cá muita coisa mudou: os alunos iniciaram o projeto da horta na escola e agora todas as hortaliças consumidas são de produção orgânica. 

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de experimentar novos alimentos, compreender o processo de cultivo e aprender a evitar o desperdício. As famílias também foram beneficiadas, já que mensalmente a escola realiza uma feira orgânica onde todos podem fazer suas compras.


Grandes pintores – do lixo à arte

Utilizando obras dos artistas Wassily Kandinksy e Joan Miró i Ferrà como inspiração, os alunos das turmas de Jardim I e II do Centro Educacional Viver fizeram releituras e transformaram materiais que iriam para o lixo em arte. O projeto Grandes pintores – do lixo à arte foi destaque no decorrer de 2018 na instituição e conquistou o terceiro lugar na categoria.

Para confeccionar suas obras de arte, os alunos coletaram rolos de papel higiênico, caixas e latas de leite, caixas de papelão, pratos de isopor e pente da caixa de ovos. Com isso, além de desenvolver a criatividade, as crianças também aprenderam sobre conservação ambiental e a importância da relação saudável entre o ser humano e o meio ambiente.


Confira os vencedores na categoria educação infantil

Compartilhe:

 

 

Visitas: 851



Onde Estamos