Aprender conteúdos importantes para a sua formação profissional pode ficar ainda mais leve se for feito de forma lúdica, divertida e descontraída. Foi pensando nisso que os professores e coordenadores dos cursos do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) criaram alguns projetos que auxiliam no aprendizado dos alunos em sala de aula.
Um deles é voltado para reforçar os conteúdos de História da Arte e da Arquitetura através de metodologia lúdica. O projeto resultou em jogos didáticos criados pelos alunos, que evidenciam os conteúdos abordados na disciplina e ajudam na hora de fixar o conhecimento. Caminhando pela pré-história, Egito, Perfil Grécia e Mesopotreta: o duelo foram algumas das criações dos estudantes.
No curso de Pedagogia, o destaque é o projeto de estudos integrados, que vem possibilitando uma formação mais abrangente e fundamentada de professores. Além disso, oferece ao aluno condições de ingressar com mais segurança no mercado de trabalho ao promover a integração de todos os conteúdos do curso.
Casa Sustentável
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação estão trabalhando na construção de uma casa sustentável de 50 metros quadrados. O projeto, que já está na fase de captação de recursos e materiais por meio de parcerias, tem o objetivo de construir uma residência aplicando o conceito de construção sustentável em todas as etapas do processo.
Dessa forma, os estudantes pensaram em tudo: aproveitamento de água pluvial, técnicas de esgotamento sanitário, utilização de recursos renováveis para geração de energia e projeto mobiliário com materiais recicláveis.
Após a conclusão do projeto, o objetivo é aproveitar a casa para realizar palestras sobre educação ambiental, além de manter o acompanhamento e a conferência dos resultados pretendidos.