• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


Cinco projetos auxiliam alunos e comunidade na Faesa

Publicado em 12/11/2018

Cinco projetos dos cursos de Odontologia, Direito, Engenharia e Pedagogia da Faesa Centro Universitário estão auxiliando alunos, professores e boa parte da comunidade no entorno da instituição. Além de ajudar o próximo, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula e saem da faculdade com vivência o suficiente para encarar o dia a dia da profissão que escolheram.


PBL: o que muda?

Projeto que começou em 2015 na disciplina de Direito Constitucional I e vem sendo replicado a cada semestre devido a sua eficácia, a metodologia do PBL (Problem Based Learning) consiste em tornar o aluno protagonista na hora do aprendizado, utilizando a resolução de problemas reais e estimulando a pesquisa de forma interdisciplinar. Este ano, o desafio apresentado pretendia desenvolver conteúdos relativos aos princípios constitucionais, direitos e garantias individuais, hermenêutica constitucional e Estado Democrático de Direito.



Virando a página

Os alunos do curso de Pedagogia estão levando um pouco mais de criatividade, educação e cultura para os detentos alfabetizados do sistema penitenciário capixaba. Por meio do projeto, os estudantes propõem a regulamentação e implementação da leitura como atividade complementar, podendo ser fato gerador para a remição de pena. Além da leitura, os detentos são estimulados a produzirem resumo ou resenha para avaliação ao final de cada livro, podendo reduzir a pena em quatro dias para cada material entregue com grau de aproveitamento suficiente.



O universo surdo

Diante do aumento do ingresso de pessoas surdas no ensino superior, os caminhos para a inclusão desses alunos são os principais objetivos do projeto. Para isso, além de construir um processo institucional que promova a inclusão do aluno surdo com reuniões e encontros semanais, a instituição está ensinando Libras aos demais estudantes e professores, que poderão oferecer suporte aos colegas.


Guardiões do sorriso

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Ministério da Saúde, as condições de saúde bucal dos brasileiros está, atualmente, aquém das condições recomendadas. Por isso, os alunos e professores do curso de Odontologia criaram o projeto Guardiões do Sorriso, que tem como objetivo principal a democratização das políticas de saúde por meio de ações coletivas como atividades lúdicas educativas para as crianças, exame de diagnóstico de risco, orientação de higiene oral e até intervenção clínica.



PID – Redenção – Projeto de Inclusão Digital

Os alunos dos cursos de Engenharia e Computação da Faesa participaram este ano de um projeto de inclusão digital com os detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha – Xuri e da Penitenciária de Segurança Média XX – Viana. Com o objetivo de desenvolver habilidades básicas de informática e qualificar os detentos para reinserção no mercado de trabalho, foram ofertados dois cursos na área: Informática Básica e Programação WEB.



Cinco projetos auxiliam alunos e comunidade na Faesa

Compartilhe:

 

 

Visitas: 850



Onde Estamos