• O SINDICATO

  • FOTOS

  • VÍDEOS

  • FILIE-SE

  • PARA VOCÊ

  • DOWNLOADS

  • SINEPE EM AÇÃO
  • LIVE FENEP
  • OUVIDORIA
  • BANCO DE TALENTOS

  • CLUBE DE BENEFÍCIO


UVV desenvolve onze projetos que beneficiam alunos, funcionários e a comunidade

Publicado em 01/11/2018

Alunos, professores, funcionários e toda a comunidade estão se beneficiando com os projetos desenvolvidos pela Universidade Vila Velha. São 11 iniciativas que foram criadas para desenvolver o conhecimento dos estudantes e ajudar a colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula.


Adote uma casa

O projeto surgiu em 2015 com o objetivo de oferecer assistência técnica gratuita e melhorias habitacionais para as famílias que vivem em áreas de interesse social. Para isso, estudantes, arquitetos e engenheiros vinculados a UVV se reúnem para propor ações com três prioridades principais: salubridade, acessibilidade e conforto térmico.



Mãos limpas

Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de higienizar as mãos através da lavagem correta com água e sabão e uso do álcool 70%: esse é o principal objetivo do projeto Mãos Limpas. Além de estimularem os hábitos, os alunos acompanham o processo através de questionários sobre saúde e higiene, mostrando aos participantes as portas de entrada de microrganismos no corpo humano e as medidas de precaução.



Núcleo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar

O Núcleo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NAM) surgiu para oferecer atendimento jurídico e psicológico digno, respeitoso e capacitado às mulheres vítimas de violência. Todos os alunos e profissionais selecionados receberam um curso de capacitação multidisciplinar para que possam compreender as particularidades dessas demandas, os protocolos de atendimento e o que prevê a legislação.



Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo

Projeto de pesquisa, extensão e ensino, o Núcleo de Apoio aos Refugiados do Espírito Santo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o título de Cátedra Sérgio Vieira de Mello – que tem o objetivo de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio. Desde 2004, o projeto auxilia os refugiados no processo de integração social e ajuda a disseminar na sociedade capixaba uma compreensão mais adequada sobre o refúgio e os refugiados.



Núcleo de Acessibilidade

O acesso de pessoas com deficiência às instituições de ensino superior no Brasil é uma realidade relativamente recente e, por isso, o sistema de educação passa por um período de transformação. Diante disso, a UVV criou o Núcleo de Acessibilidade, que tem como principal objetivo dar assistência aos 60 discentes da universidade com necessidades especiais, além de formar e conscientizar funcionários e colaboradores para o processo de ensino.



A linguagem fotográfica para alunos com características de altas habilidades/superdotação

Com o objetivo de contribuir no processo de inclusão dos alunos identificados como portadores de altas habilidades/superdotação, os participantes do projeto realizam atividades para estimular a linguagem fotográfica e a expressão de um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro de Castro Mattos.



Animais terapeutas

A terapia assistida por animais é utilizada como instrumento em diversos tratamentos, com muitos efeitos benéficos em pacientes com necessidades específicas, deficiência intelectual, hospitalizados e/ou idosos. Neste projeto, o animal é o principal agente da terapia, que funciona como uma ponte entre o tratamento e o paciente e proporciona bem estar, saúde emocional, física, social e cognitiva.



Reciclando vidas

O desenvolvimento sustentável é o principal objetivo do projeto Reciclando Vidas, que reúne um conjunto de ações como adequar todo o espaço físico da UVV para a correta separação dos resíduos sólidos, treinamento dos funcionários para a coleta seletiva e cadastro da instituição no programa de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Vila Velha.



Teatro com cadeirantes

O projeto Teatro com Cadeirantes foi criado com o objetivo de incluir o deficiente físico na cadeia de produção de bens simbólicos e de saber em Artes Cênicas. Os participantes estudam e escolhem quais temas querem trabalhar, entram em contato com materiais de estímulo como livros e filmes e preparam a apresentação, que é feita no Teatro Municipal de Vila Velha. Através da iniciativa, os participantes desenvolvem autonomia, cuidado de si, socialização e realização pessoal, já que são utilizados jogos teatrais que evidenciam e acolhem a singularidade dos corpos.


 

Empresa Junior 4.0

Criada com o objetivo de prestar serviço de consultoria para empresas de diversas áreas no mercado capixaba, a Empresa Junior 4.0 é gerenciada por alunos de vários cursos da UVV. Com a supervisão do professor, os estudantes buscam soluções para os problemas de gestão e comerciais dos clientes. Além de beneficiar quem precisa dos serviços, o projeto é uma oportunidade dos estudantes se capacitarem e colocarem em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.


Inovaweek

Divididos em grupos de períodos e cursos diferentes, os alunos da UVV estão desenvolvendo produtos e/ou serviços tecnologicamente inovadores que solucionem um problema ou uma carência do mercado atual, através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Todos os projetos são avaliados em duas etapas, sendo a segunda numa exposição aberta ao público realizada na instituição.

UVV desenvolve onze projetos que beneficiam alunos, funcionários e a comunidade

Compartilhe:

 

 

Visitas: 863



Onde Estamos